I Chase Balloons

CREW FACULTY

Ecossistema Global de Treinamento


Crew Faculty é um programa de aprendizado em larga escala criado para padronizar o modelo de treinamento global, capacitando e aprimorando milhares de funcionários levando em conta diferenças culturais, de linguagem e idade.


Composto por 16 módulos de treinamento, gerando mais de 200 entregáveis, o projeto transformou o treinamento tradicional em uma experiência moderna, envolvente e escalável — combinando vídeos instrutivos, jogos interativos e materiais digitais com treinamentos presenciais.


O DESAFIO


O desafio era padronizar e modernizar o processo de treinamento em centenas de restaurantes ao redor do mundo, tornando-o mais imersivo, flexível e consistente entre os mercados.


Os métodos tradicionais não eram mais suficientes; era preciso criar uma experiência que realmente engajasse os colaboradores e facilitasse a curva de aprendizado.


O APPROACH

Durante dois anos, uma equipe multidisciplinar — formada por roteiristas, ilustradores, animadores, desenvolvedores, produtores de vídeo e designers — colaborou remotamente entre Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha.


Como diretor de criação, meu papel foi alinhar estratégia, objetivos de treinamento e padrões de marca com inovação criativa, garantindo que cada entrega unisse eficácia pedagógica e consistência visual.


Para gerenciar a escala e a complexidade do projeto, estruturamos ciclos de revisão e aprovação entre diferentes fusos horários, com sistemas claros de feedback e rastreamento de progresso — o que permitiu manter qualidade e coerência em mais de 170 entregas.

Personagens criados para atuarem como os coaches de cada módulo de treinamento.

O CONTEÚDO

O programa foi dividido em 16 módulos, cada um dedicado a uma área / estação de trabalho do restaurante — desde o preparo de alimentos e segurança até hospitalidade e atendimento.


Cada módulo foi desenvolvido em quatro formatos complementares:


  • Vídeos instrutivos
  • Jogos interativos de treinamento
  • PDFs para download
  • Hotsites interativos em HTML

Essa estrutura permitiu que gestores adaptassem o treinamento a diferentes estilos de aprendizado, combinando conteúdo digital com a orientação presencial de gerentes certificados.

PDF Instrucional

A ESCALA

No total, o projeto entregou:

  • 74 vídeos instrutivos
  • 59 jogos interativos
  • 22 PDFs
  • 22 hotsites HTML
  • 177 entregas ao todo

Com prazos apertados e orçamentos restritos, integramos ferramentas de IA como Runway e Krea no fluxo criativo — acelerando a geração de conceitos, visuais e animações sem comprometer a qualidade.

O RESULTADO

Crew Faculty foi implementado globalmente em 55 idiomas, oferecendo uma experiência de treinamento moderna, envolvente e consistente em todos os mercados.


O programa recebeu feedback extremamente positivo de equipes internas e filiais internacionais, além de conquistar reconhecimento no setor de aprendizagem corporativa.


Mais do que um conjunto de módulos, Crew Faculty se tornou um ecossistema de aprendizado global, mostrando como direção criativa, colaboração multicultural e o uso inteligente de IA podem transformar a maneira como grandes marcas treinam e capacitam suas equipes.

Direção Criativa

Direção de Arte

Visual Design

Ilustração

A.I.

Direção de criação, design visual, gestão de time e interface com cliente para o ecossistema global de treinamento Crew Faculty.


Objetivo: modernizar e unificar a experiência de aprendizado de equipes em escala global, traduzindo conteúdos técnicos em uma jornada interativa, atrativa e alinhada à identidade da marca.